terça-feira, 21 de junho de 2011

Balanço SPFW verão 2012.

Vocês devem estar nesse momento se perguntando o que aconteceu com o blog, que não está fazendo a cobertura do maior evento de moda do Brasil, o SPFW, não é mesmo? De fato tivemos um sério problema com o editor de imagem que usamos aqui na redação, pois como vocês sabem, as fotos são muitas, e precisam ser alinhadas para não ocupar tanto espaço, e não tornar a matéria muito cansativa. O problema ainda não foi solucionado, mas ‘decidimos fazer algo diferente...’ O editor-chefe Aluisio Azevedo (@aluisioazevedo) irá escolher os 3 melhores looks apresentados nas passarelas de cada desfile, e fará um comentário, apenas para que vocês possam avaliar qual a proposta de tendência ditada por cada estilista. Confira:

Reserva

A Reserva apresentou sua coleção de Verão 2012 no primeiro dia de São Paulo Fashion Week com um ar de ironia e brincadeira, explorando a inspiração em Cuba. Atores vestidos de militares com narizes de palhaço protagonizaram a performance antes do desfile, que teve Marlon Teixeira como destaque do casting.

O milistarismo de verão, veio com blazers coloridos, cardigãs e camisas em estampas abstratas ou até mesmo geométricas. Na tabela de cores, tons de laranja, azul, verde, vermelho, turquesa e off-white, que também deram vida a calças mais curtas e amplas e shorts mais curtos e arredondados. Como matéria prima, o linho, tricô, sarja, jeans e tricoline foram destaque das criações de Rony Meisler, que escolheu Felipe Veloso para comandar o styling de seus looks.



Cavalera

A Cavalera abril o terceiro dia de SPFW com uma festa de cores e de louvor aos mortos, bem no estilo mexicano. Os estilistas da marca se embrenharam nas tradições mexicanas para criar a coleção de verão da marca. A pintora Frida Kahlo e uma procissão do Dia de Los Muertos, celebração típica daquele país, foram as maiores referências, traduzidas em peças multicoloridas e no próprio desfile, que contou com uma verdadeira encenação de esqueletos dançantes e noivas cadáveres. E, nesse cenário, as roupas pareciam até ficar em segundo plano, não fosse a profusão de cores chamando a atenção de volta para a passarela.

Peças transparentes dividiram espaço com ternos desestruturados e calças mais próxima do corpo. Destaque para os bordados em paetês e aplicações nos blaizers com estampas de flores. A alfaiataria foi revisitada e apareceu bem do jeitão Cavalera: descontraída, em tecidos rústicos que compunham blazers e coletes. Numa coleção perfeita para quem gosta de cor – muita cor – há também espaço para o preto, off-white e tons pastel.



Mario Queiroz

Essa segunda bateria de desfiles masculino da semana de moda de São Paulo, o SPFW veio através da batuta de Mario Queiroz, melhor não poderia, o cara não brinca em serviço. Ele sabe, como ninguém, fazer um bom corte - o que é fundamental quando o assunto é alfaiataria. E, para a coleção de verão, o estilista se inspirou num homem urbano, moderno, com um quê de futurista, e ainda olhou lá atrás, nas décadas de 1920 e 30.

Confuso? Nem tanto. O conceito se traduziu em cortes retos e um fabuloso mix de acabamentos. Os blazers cropped brincam com proporções e ganham charme graças aos tecidos tecnológicos em prata - mais futuristas, impossível. Além dessa cor, surgiram tons de cinza, preto, branco e off-white nas peças de linho. Pronto para os bordados de flores que aparecem nas peças em prata. Incrível.



Osklen

Um dos desfiles mais esperados desfile da noite foi o da nossa queria Osklen, comandada pelo talentosíssimo Oskar Metsavaht. O desfile agradou a todos, e foi o melhor, até agora, dessa edição. O estilista revisitou a influência africana e fez um tributo à estética negra. Na passarela, traduziu o conceito em peças amplas com formas simples, limpas e puras. A identidade da marca é evidenciada nas modelagens mais arredondadas nas costas, que servem como estrutura para camisas casulos, shorts e macacões. Essas peças, aliás, ganham peso com o uso de tecidos mais rústicos feitos com materiais como linho, tricô de ráfia e palha de seda, mesclados com neoprene, nylon e tricôs com fios de metal.

O foco da coleção, porém, está nas releituras dos longos chemisiês e na alfaiataria chic e despretensiosa. Tons de roxo, vermelho e verde criaram interessantes pontos de luz num desfile onde predominaram o branco, o off-white, o preto e o dourado. Destaque também para as estampas, com imagens tribais e geométricas, e para os acessórios em metal que deram brilho e bossa aos looks carregados de tempero e originalidade.



Colcci

A coleção de verão 2012 da Colcci poderia muito bem ter saído direto da famosa série That 70's Show, que tinha Ashton Kutcher - estrela da marca ao lado da top Alessandra Ambrósio - no casting. Isso porque os shapes trazem muitos elementos do estilo seventies: bocas de sino, jaquetas e cores quentes (laranja, vermelho-tomate, amarelo, fúcsia). Listras aparecem também, na pantacourt (pantalona que tem a barra um pouquinho abaixo dos joelhos) e nos bodies, remetendo a um navy moderninho. Resumindo: o mood é alegre e jovem, como não poderia deixar de ser.



Paula Raia

Uma elegância relaxada. Assim é a primeira coleção solo de Paula Raia. Depois do fim da Raia de Goeye, anunciado em agosto do ano passado, a estilista retorna ao line up do SPFW com sua marca homônima. Algumas heranças da grife que ela manteve por uma década com Fernanda de Goeye podem ser percebidas, como as calças easy chics e o fator comfort de todos os looks. Porém, as silhuetas criadas por Paula estão mais elaboradas do que nunca. Peças muito bem arquitetadas revelam recortes estratégicos e seguem o estilo dândi. Isso se resume a coleção feminina da estilista, que é o seu ponto forte.

Mas os homens também ganharam espaço nas mãos dessa criadora, neles, o conforto também é prioridade, como pudemos ver no agasalho moderno azul metalizado. Ponto para uma ótima gama de nudes.




Pedimos encarecidamente suas desculpas, caros leitores, e esperamos atingir suas expectativas e não deixar duvidas na cabeça de ninguém. O problema com o programa de edição será solucionado, e tudo voltará ao normal logo, logo.


2 comentários:

  1. Blog bem feito parabéns pra vcs..,shaushua

    ResponderExcluir
  2. ôwn, obrigado amigo.
    Espero que volte sempre. *-*
    um grande prazer. Abraço.

    ResponderExcluir