terça-feira, 14 de junho de 2011

Começou hoje a 80ª edição de Pitti Uomo.

A 80ª edição de Pitti Uomo, a mais importante feira de moda masculina no mundo, começou em Florença, Itália, nesta terça-feira (14), com um destaque especial para o Brasil, apesar da recente confusão diplomática causada pelo caso Cesare Battisti, ativista italiano libertado pelo Supremo Tribunal Federal na última semana, depois de passar quase quatro anos preso na penitenciária da Papuda, próxima à Brasília. Nesta edição quase mil marcas estarão expondo ou participando em eventos dentro e fora dos muros do belo castelo medieval Fortezza da Basso, no centro histórico da cidade dos Médici. Os organizadores estão esperando, com certo otimismo, 32 mil visitantes, com cerca de 1000 grifes.

Moda, arte e cultura
Em Firenze, como dita a tradição há séculos, a moda se mistura com a arte e cultura, e esta semana estão programados eventos, desfiles e outros happenings com figuras como Scott Sternberg, fundador e diretor criativo da marca do momento, a Band of Outsiders; as irmãs Mulleavy, da marca californiana Rodarte; e um projeto especial organizado por Olivier Saillard, historiador de moda, chamado Vestirsi da Uomo (Vista-se como um Homem) e cujo enfoque será as empresas que combinam a alfaiataria tradicional com materiais novos e inovadores. Dentro do mercado italiano, dados revelam que a industria do país de moda masculina cresceu 7,2% em faturamento em 2010, depois de três anos seguidos de recessão.

Brasil em foco
Também nesta edição, o Brasil foi o primeiro país a ser convidado a mostrar os seus novos talentos no projeto Pitti Guest Nation. Com o título de Brasil – Tudo É, um grupo de designers, músicos, DJs e artistas foram convidados para animar vários espaços da feira. Os designers convidados são: Clube Bossa, Gilda Midani, Isabela Capeto, Louloux, Muggia, New Order, Oestudio, Pat Pat’s, Vanessa Montoro e Victor Dzenk. No entanto, a decisão do Supremo Tribunal Brasileiro de libertar Cesare Battisti, acusado na Itália de uma série de assassinados durante os anos 70, se transformou em “Il Caso Battisti” também nos corredores da Fortezza. A Italia já retirou o seu embaixador de Brasilia para consultas e prometeu continuar com esforços para a extradição do Italiano por meio do Tribunal Internacional de Justiça em Haia.


Raffaello Napoleone – presidente da Pitti Immagine


Carta aos brasileiros
O presidente da Região da Toscana, Enrico Rossi, se prepara para apresentar amanhã aos designers Brasileiros uma carta para Presidente Dilma Rousseff, novamente deixando clara a posição italiana a favor da extradição. Hoje os designers brasileiros se mostraram mais alinhados com Raffaello Napoleone, presidente da Pitti Immagine, empresa organizadora do evento. Perguntado quais seriam os danos do caso Battisti para o projeto Guest Nation Brasil, Napoleone disse a GQ: “Zero. Acredito que politica é política e aqui queremos mostrar e dar oportunidade aos novos talentos do Brasil, um país promissor e importante.”


A feira em Florença vai de 14 a 17 de junho.

Fonte: GQ Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário